Pilates Clínico
O que é o Pilates Clínico?
O Pilates foi desenvolvido por Joseph Pilates por meados de 1920 e tinha como principal objetivo o treino da força, a tonificação dos músculos e a preparação dos corpos para a prática de desportos de alta intensidade.
Com o passar dos anos, o Pilates sofre uma mutação no seu propósito na década de 90, por fisioterapeutas, devido à necessidade de adaptar os seus exercícios para que qualquer pessoa os pudesse realizar. Essa nova forma de praticar Pilates assentava em três princípios, o da inibição da dor, o da avaliação do impacto do Pilates nas patologias e na disfunção, e ainda, o da funcionalidade total do indivíduo após a reabilitação através da prática de Pilates.
Na prática de Pilates, o core (região próxima ao centro de gravidade do seu corpo) e a melhoria da qualidade dos movimentos, são os aspetos a ter mais em conta. As aulas de Pilates poderão ser feitas individualmente ou em grupo.
São fundamentos do Pilates Clínico a concentração, a respiração, o controlo, a centralização, a precisão e a fluidez dos movimentos e a rotina.
O Pilates tem como principais benefícios a melhoria da postura e da consciência corporal, a redução da dor articular/muscular, o incremento da capacidade e do controlo respiratório, a redução do stress físico e emocional, o aumento da flexibilidade e o melhoramento da sua coordenação motora, entre outros benefícios.